Videos

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E INCENTIVO À LEITURA
Na abertura do II Circuito de Contações de Histórias, realizado pela Cia Sandra Baron, SESC e Biblioteca, e patrocinado pelo FMC de Jaraguá do Sul, Sérgio Bello falou aos presentes sobre como as histórias são vitais para o estímulo ao gosto pelos livros e pela leitura.


Sergio Carneiro Bello, Contador de Histórias, é mediador de leitura na Biblioteca Barca dos Livros, em Florianópolis, SC. Desde 1999 vem ministrando cursos e oficinas de formação de contadores de histórias. Trabalha como contador de histórias desde 1995 onde desenvolveu na Escola Autonomia e na Escola Sarapiquá (ambas em Florianópolis), o projeto “Hora do Conto”. Desde 1999 ministra oficinas e cursos de formação de contadores de histórias e realiza apresentações artísticas de narração oral. Em 2004, concluiu sua dissertação de mestrado com o título ”Quem Conta um Conto… A Narração de Histórias na Escola e suas Implicações Pedagógicas”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.Participa de Festivais e Simpósios Internacionais de Contadores de Histórias, realizando apresentações e oficinas, tais como:
– La via delle fiabe, L’America Del Sud – Um viaggio tra oralità e escritura – III Convegno Internazionale – Pavia, Itália, maio de 2006.
– Boca do Céu – III Encontro Internacional de Contadores de Histórias – São Paulo, Brasil, abril de 2008.
– I Encontro Internacional CAIXA de Contadores de Histórias – Salvador, Brasil, agosto de 2009.
– Boca do Céu – IV Encontro Internacional de Contadores de Histórias – São Paulo, Brasil, maio de 2010.- 9º Simpósio Internacional de contadores de Histórias e Maratona do Rio – Rio de Janeiro, Brasil, agosto de 2010.- Participação no projeto “Baú de Histórias” – SESC-SC – turnê de apresentações em 28 cidades do estado de Santa Catarina, outubro e novembro de 2011.
– Ministrou disciplinas de Narração Oral na Faculdade Estácio de Sá (Santa Catarina) para o projeto de extensão “Faculdade da Maturidade” e no curso de Jornalismo, de julho de 2008 a dezembro de 2011. – Atualmente trabalha como Contador de Histórias na Escola Sarapiquá, e realiza apresentações de narração oral e oficinas de narração de histórias para outras instituições.
– Curador do I e II Circuito de Contações de Histórias


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s