Ouvir Para Ler

O objetivo do projeto é, através de apresentações  e  oficinas, incentivar a leitura e capacitar interessados em geral para narrativas de histórias.
Muito hoje se discute a respeito do incentivo a leitura através da prática da narração oral, ou como é mais conhecida, a contação de histórias.
Existem hoje, cada vez mais, profissionais atuando neste sentido, e vemos diversas maneiras de contar história sendo utilizadas, desde a leitura em voz alta ou a narração cênica sem o auxílio do livro, até as apresentações utilizando elementos teatrais como figurinos, cenários ou até mesmo música e bonecos (formas animadas).
É evidente que desde o método aparentemente mais despojado de recursos até os mais elaborados, existe um aperfeiçoamento da maneira de contar histórias ao longo dos anos, e muitos contadores nos mostram isso de maneira maravilhosa.Mas então, qual o método correto a seguir, que técnicas utilizar, e, talvez, o mais importante, como captar a atenção do ouvinte?
É neste ponto que entra não um método, uma fórmula, mas sim o despertar da naturalidade de cada contador, proposto nesta oficina,que possui dois objetivos básicos:Despertar o contador de histórias que já existe em cada um, e disseminar mediadores no processo de leitura associada a contação de histórias.O despertar se dá através do acompanhamento individual e específico de cada participante com suas naturais habilidades e a mediação se faz naturalmente com o saber das histórias e suas possibilidades de narração.
Público alvo: maiores de 18 anos, educadores, arte-educadores, pais, recreadores, principiantes e demais interessados na arte de contar histórias.

A oficina já foi ministrada diversas vezes em cidades de SC, ES e RS:

Suas apresentações de contação de histórias já foram apresentadas em cidades do litoral ao oeste de Santa Catarina, e em outros estados do Brasil, encantando públicos de todas as idades, ver página da cia no facebook.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s